terça-feira, 28 de setembro de 2010

MALHADA - Carrimá




Foto tirada em Maio de 2009 por António D. Santos

1 comentário:

POETAROMASI disse...

Sou descendente da Malhada por parte da minha mãe, Isabel Martins de assunção, filha de Júlia de Assunção Martins e de Manuel de Almeida Martins.

Deixo aqui o que escrevi sobre o meu tio Manuel Nunes de Almeida e do meu primo Luís César Nunes de Almeida. recordo-me de me dizer que passou por aí já como Presidente do Tribunal Constitucional



Faço uma referência muito especial às visitas que o nosso tio Manuel Nunes de Almeida, tia e primo, nos faziam todos os anos. Era a visita sempre esperada!
Natural da Malhada, Góis, meu tio, irmão da minha avó materna, fora bem-sucedido nos negócios em Lisboa, então, nos dias que antecediam o Natal e a Páscoa, visitava todos os sobrinhos os quais ajudava financeiramente.
A grande lição que o meu tio nos deu, e deu aos seus filhos, foi que a solidariedade não é palavra vã! Fazia questão de mostrar e dar a conhecer ao meu primo, Luís Manuel César Nunes de Almeida, que tinham uma tia e muitos primos a passarem por sérias dificuldades. A nós, seus familiares menos afortunados, ensinou que nunca se deve abandonar ou ter vergonha da família em que circunstância for. Quem vive melhor não deve estar à espera que lhe peçam esmola, deverá abandonar a sua casa e ir ao encontro dos mais necessitados.
Foi assim que passei a vestir a roupa usada do meu primo, Luís Manuel César Nunes de Almeida, que faleceu em 6/9/2004 no desempenho de um alto cargo da Nação - Presidente do Tribunal Constitucional.
Uma nota final: fomos sempre amigos, nunca cortámos o elo que nos ligava e estive presente na cerimónia fúnebre de Estado, na Basílica da Estrela
- nem uma só “cunha” lhe meti…
Ele também era assim! Sofreu um enfarte do miocárdio, em Espanha, e nem sequer disse, aos que o socorreram, que era uma das principais figuras de Estado -Presidente do Tribunal Constitucional de Portugal.